Este Transmissor tem uma potência da ordem de 9 Watts se devidamente ajustado e operando em condições técnicas aceitáveis.
O projeto não é crítico para aqueles que gostam desse tipo de circuito e obviamente tem experiência prévia em montagens dessa natureza.
Essa potência irradiada pode ter um alcande acima de 10km tranquilamente desde que: A antena esteja cortada corretamente para a frequência escolhida, a relação de ondas estacionárias (ROE) esteja zero, e a antena esteja a pelo menos 10 metros de altura.
O oscilador é o conhecido Hartley famoso por estabilidade e rendimento, que conta com uma modulação incrementada por diodo varicap.
O amplificador de potência é um transistor do tipo especial 2N6081que aproveitamos de um antigo transmissor de vhf, portanto sendo original e de boa qualidade.
Na ausência deste componente, o 2SC1971 pode ser testado, porém na atualidade está quase impossível adquirir transistores de RF genuínos!
Para aqueles montadores que desejam e necessitam de uma potência maior, o circuito proposto já pode ser acoplado a um pallet de potência, pois o sinal já está em nível suficiente para excitar vários transistores usados em PA.
Quanto ao fato de usarmos um oscilador comun (Hartley), o conceito por trás é justamente que o Hobbysta comun tenha domínio da tecnologia que usa fabricando a mesma, porém se desejar colocar um PLL e um multiplexador stéreo a saída pode ser ligada na entrada do driver 2N4427 e usar apenas o setor de potência.
O indutor VK200 tem sido mosca branca, mas núcleos de bobinas ajustáveis de 0,7mm podem quebrar o galho.
Abaixo disponibilizamos uma sugestão de PCI que usamos com bom resultado, mas o montador pode optar por outra arquitetura.
Abaixo também disponibilizamos uma esquematização da distribuição dos componentes nesse Lay-out de tamanho 16X8Cm.

Nenhum comentário:
Postar um comentário