quarta-feira, 15 de outubro de 2025

TRANSMISSOR DE FM 9 WATTS

 



Este Transmissor tem uma potência da ordem de 9 Watts se devidamente ajustado e operando  em condições técnicas aceitáveis.
O projeto não é crítico para aqueles que gostam desse tipo de circuito e obviamente tem experiência prévia em montagens dessa natureza.
Essa potência irradiada pode ter um alcande acima de 10km tranquilamente desde que: A antena esteja cortada corretamente para a frequência escolhida, a relação de ondas estacionárias (ROE) esteja zero, e a antena esteja a pelo menos 10 metros de altura.
O oscilador é o conhecido Hartley famoso por estabilidade e rendimento, que conta com uma modulação incrementada por diodo varicap.
O amplificador de potência é um transistor do tipo especial 2N6081que aproveitamos de um antigo transmissor de vhf, portanto sendo original e de boa qualidade.
Na ausência deste componente, o 2SC1971 pode ser testado, porém na atualidade está quase impossível adquirir transistores de RF genuínos!
Para aqueles montadores que desejam e necessitam de uma potência maior, o circuito proposto já pode ser acoplado a um pallet de potência, pois o sinal já está em nível suficiente para excitar vários transistores usados em PA.  
Quanto ao fato de usarmos um oscilador comun (Hartley), o conceito por trás é  justamente que o Hobbysta comun tenha domínio da tecnologia que usa fabricando a mesma, porém se desejar colocar um PLL e um multiplexador stéreo a saída pode ser ligada na entrada do driver 2N4427 e usar apenas o setor de potência.
O indutor VK200 tem sido mosca branca, mas núcleos de bobinas ajustáveis de 0,7mm podem quebrar o galho.   
Abaixo disponibilizamos uma sugestão de PCI que usamos com bom resultado, mas o montador pode optar por outra arquitetura. 
  
Abaixo também disponibilizamos uma esquematização da distribuição dos componentes nesse Lay-out de tamanho 16X8Cm.
 
 
 

 

 

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

FONTE 13,5 VOLTS 50A USANDO O TL431


 

Apresentamos um circuito que é uma obra de arte no que diz respeito a estabilidade de voltagem até mesmo nos maiores regimes de corrente.
Este circuito de fonte linear estabilizada utiliza na geração e controle da tensão de referência o regulador Shunt TL431 um componente bastante tradicional nos circuitos de controle de fontes chaveadas.
Desenvolvemos assim um regulador relativamente simples que todo Hobbysta consegue montar sem dificuldades, porém com excelência imbatível em relação a alguns circuitos tradicionais.
O TL431 opera como um Shunt em série com a base do Darligton TIP120 , então se a tensão de saída subir ele vai conduzir mais (ceifando a tensão de base do TIP120), e se a tensão de saída baixar ele vai conduzir menos (liberando tensão na base do TIP120) estabilizando totalmente a tensão na saída da fonte.
Devido a simplicidade do setor regulador, o montador poderá optar pela montagem em ponte sem problemas, porém não com a elegância e profissionalismo das placas de circuito impresso.
Devemos ressaltar que se deve ter cautela quanto aos terminais do TL431 para não acontecer erros na ligação o que ocasiona a inoperância do circuito.
Os transistores de potência podem ser o TIP3055 se o montador desejar, mas sempre se atente a corrente desejada para a fonte, o mesmo acontece com o transformador de força e a ponte retificadora.
O único ajuste do circuito está no trimpot de 4K7 que ajusta a voltagem desejada dentro da faixa de 13 volts +ou-.
Apresentamos também acima fotos do modelo de placa de circuito impresso do setor de regulagem que executamos, mas outras variações podem ser realizadas a gosto do montador. Nota-se que foi deixado um espaço na placa para fixação do dissipador do TIP120 caso não seja fixado no mesmo dissipador dos transistores de saída.
Os transistores de modo geral devem ser dotados de radiador de calor, especialmente os TIP35C.
Caso se resolva operar de modo constante com correntes acima de 35 Amperes, pode-se acrescentar mais um TIP35C no estágio de potência de saída.